Júlia veio à consulta aos sete anos de idade. Algum tempo antes da consulta Julia comentou com os pais que talvez fosse uma das menores da turma na escola. Que isso não atrapalhava as brincadeiras, mas que não gostava de ficar sempre na frente nas aulas de dança. Esse comentário fez com que seus pais passassem a comparar a altura da Julia com a de outras crianças da família e filhos de amigos. Após conversar com o pediatra, foram aconselhados a fazer uma avaliação do crescimento com um especialista em endocrinologia pediátrica.
É angustiante para os pais imaginar que o crescimento dos filhos não está adequado, que alguma condição possa atrapalhar o crescimento ou que podem perder a época certa para iniciar algum tratamento, se este for necessário. Outra preocupação costuma ser a incerteza da altura que os filhos terão quando adultos.
O crescimento infantil é um processo dinâmico, intenso em alguns períodos, mais lento em outros. Como saber se o ritmo de crescimento e a altura estão adequados? Durante uma consulta para avaliação do crescimento o especialista não deve se preocupar apenas com a altura, mas com toda a história da criança, desde a gestação, ou mesmo antes, sabendo a história da família. Detalhes da gestação, medicamentos e vitaminas que usou ou esteja usando, qualidade do sono, hábitos alimentares, tudo é importante. As alturas e características do desenvolvimento dos pais, avós, irmãos. As anotações na carteira de vacinação feitas pelo pediatra nas consultas de rotina. Tudo deve ser pesquisado e valorizado. Naturalmente haverá o exame físico e, quando necessário, exames de imagem e laboratoriais.
Na maioria das vezes, como no caso da Julia, não existem problemas de saúde interferindo no crescimento. Tranquilizar os pais é fundamental, mas também explicar para a criança o que está acontecendo e que ela está bem. Comparações com amigos não devem mais ser um problema. Por outro lado, se alguma situação estiver atrapalhando o crescimento, é importante o diagnóstico e tratamento adequados. A maioria das condições que afetam o crescimento é tratável e com bons resultados.
História baseada em fato real com nomes fictícios